Introdução

No sistema Ikusei Shuro, foi estruturado um mecanismo de “curso de japonês” (nihongo kōshū) para desenvolver de forma planejada a proficiência em japonês do trabalhador estrangeiro. A empresa receptora precisa entender com precisão que tipo de curso deve ser realizado, onde e quem arca com os custos.

Neste artigo, com base no documento “Perguntas e Respostas sobre o Sistema Ikusei Shuro” da Agência de Serviços de Imigração do Japão, organizamos o conteúdo do curso de japonês, a possibilidade de frequência on-line e a responsabilidade pelo custeio das despesas.

Curso pós-entrada: 100 horas ou mais de nível A1

De acordo com o documento “Perguntas e Respostas sobre o Sistema Ikusei Shuro”, no curso pós-entrada (nyūkoku-go kōshū) do sistema Ikusei Shuro, é determinado que o trabalhador frequente 100 horas ou mais de curso de nível A1 do curso “de trabalho” (shūrō), ministrado por uma “instituição certificada de ensino de japonês” (nintei nihongo kyōiku kikan) nos termos da Lei de Certificação de Instituições de Ensino de Japonês.

Esse curso é dispensado caso o trabalhador estrangeiro já tenha sido aprovado no exame de proficiência em japonês de nível A1. Além disso, é permitido realizar parte do curso no país de origem (país de envio), o que também contempla o uso do período de preparação anterior à vinda ao Japão.

Curso-meta de nível A2 a ser oferecido ao longo dos 3 anos: 100 horas ou mais

Para o desenvolvimento planejado da proficiência em japonês, o executor de Ikusei Shuro tem a obrigação de oferecer, ao longo dos 3 anos do período de Ikusei Shuro, a oportunidade de o trabalhador frequentar 100 horas ou mais do curso de nível A2 do curso “de trabalho”, ministrado por instituição certificada de ensino de japonês.

Esse curso também é dispensado para aqueles que já tenham sido aprovados previamente no exame de proficiência em japonês de nível A2. Ou seja, tanto para o nível A1 quanto para o A2, aplica-se de forma consistente o princípio de que “não é necessário frequentar novamente quem já foi aprovado no exame”.

Vale destacar que, por um período após a entrada em vigor do sistema, aulas ministradas por professores de japonês registrados, que cumpram determinados requisitos, serão consideradas equivalentes à frequência ao curso “de trabalho” de instituição certificada de ensino de japonês. Como o número de instituições certificadas de ensino de japonês ainda pode não ser suficiente durante o período de transição, essa medida alternativa deve ser importante na prática.

O tempo do curso-meta de nível A2 conta como horário de trabalho?

Um ponto que preocupa as empresas é o tratamento do tempo dedicado ao curso-meta de nível A2. O mesmo documento afirma que o executor de Ikusei Shuro deve tomar as medidas necessárias para que o trabalhador de Ikusei Shuro possa concluir o curso de japonês ministrado por instituição certificada de ensino de japonês, entre outras, a fim de atingir a meta relativa à proficiência em japonês do Ikusei Shuro, mas isso não implica a obrigação de tratar o tempo desse curso como horário de trabalho.

Ou seja, embora seja obrigatório oferecer a oportunidade de frequência, não é obrigatório que esse tempo de curso seja necessariamente tratado como horário de trabalho (ou seja, sujeito ao pagamento de salário). Na prática, o tratamento na gestão trabalhista pode variar conforme o curso seja realizado dentro ou fora do horário de expediente, o que exige que cada empresa avalie sua própria forma de operação.

É possível fazer o curso on-line?

Para a frequência do curso de japonês, também é permitida a modalidade on-line. No entanto, é necessário cumprir determinados requisitos, como a exigência de que “seja possível a comunicação bidirecional e simultânea”. É importante observar que formatos de aprendizado unidirecionais, como a simples visualização de vídeos, podem não atender aos requisitos da modalidade on-line.

Quem arca com os custos?

O ponto que mais preocupa na prática é, sem dúvida, o custeio das despesas. Em resposta à pergunta “quem arca com os custos do curso de japonês?”, o mesmo documento é claro:

Cabe ao executor de Ikusei Shuro ou à organização de apoio à supervisão adotar as medidas necessárias para o aprimoramento da proficiência em japonês, incluindo o custeio das despesas.

Ou seja, os custos relativos ao curso de japonês não são de responsabilidade do próprio trabalhador estrangeiro, mas sim do executor de Ikusei Shuro (empresa receptora) ou da organização de apoio à supervisão. Presume-se que, no caso de Ikusei Shuro de tipo individual (tandoku-gata), a organização receptora será a principal responsável, enquanto no Ikusei Shuro de tipo supervisionado (kanri-gata), a organização de apoio à supervisão assumirá o papel central no custeio das despesas.

Isso reflete o fato de que o desenvolvimento da proficiência em japonês é um dos objetivos centrais do sistema Ikusei Shuro, e o mecanismo foi estruturado para que o trabalhador estrangeiro possa adquirir a proficiência de forma constante, sem que lhe seja imposto um ônus financeiro.

O que as empresas devem preparar

Como os custos do curso de japonês ficam a cargo da empresa, ao calcular o custo total da aceitação, é necessário considerar não apenas salário e contribuições previdenciárias, mas também os custos do curso pós-entrada (100 horas ou mais de nível A1) e do curso-meta de nível A2 (100 horas ou mais). Também é recomendável avaliar com antecedência como garantir cursos ministrados por instituições certificadas de ensino de japonês ou por professores de japonês registrados, levando em conta a compatibilidade com o horário de trabalho.

Conclusão

O curso de japonês do sistema Ikusei Shuro é composto por duas etapas: o curso pós-entrada (100 horas ou mais de nível A1) e o curso-meta de nível A2 a ser oferecido ao longo dos 3 anos (100 horas ou mais), sendo ambos dispensados para quem já foi aprovado no exame correspondente. A frequência on-line também é permitida sob determinados requisitos. E os custos desses cursos ficam a cargo do executor de Ikusei Shuro ou da organização de apoio à supervisão, não sendo, portanto, um ônus do próprio trabalhador estrangeiro.

Empresas com dúvidas sobre a estrutura de realização do curso de japonês ou sobre o custeio das despesas devem entrar em contato com um gyoseishoshi especializado em procedimentos de permanência de trabalhadores estrangeiros.